Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» Heráldica
 
 
 
Brasão: escudo de vermelho, com um farol de prata, iluminado de ouro e realçado de negro, movente da campanha ondada de prata e verde, acompanhado à dextra de uma harpa de ouro e à sinistra de uma armação de moinho de pás de madeira de ouro; brocante sobre o ondado, uma maceira de ouro realçada de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "CARREÇO - VIANA DO CASTELO".
 
Bandeira: verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
 
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Carreço - Viana do Castelo".
 
Parecer emitido a 23 de Maio de 1995, pela Comissão de Heráldica dos Arqueólogos Portugueses.
Publicado no Diário da República: Nº 267 de 18 de Novembro de 1995.
Registado na DGAL: Nº 42/97 de 25 de Fevereiro de 1997.
 

 
DESCRIÇÃO HERÁLDICA

O Farol de Montedor - construção identificativa de Carreço perante o país e o Mundo desde 1910, simboliza a luz/força - dinâmica/futuro, apanágio desta Freguesia.
O Moinho de Vento - modelo único no país, com as suas inconfundíveis velas trapezoidais em madeira, representa o trabalho do campo, principal actividade de que Carreço dependeu no passado.
A Masseira sobre o Mar - embarcação típica de Carreço, utilizada quer na pesca de costa, quer na colheita do sargaço, simboliza o trabalho que ligou esta Freguesia ao Mar.
A Lira - símbolo da primeira instituição de cultura de Carreço, a "Troupe Musical 1.° de Agosto", fundada em 1903 e que deu origem à Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, representa a cultura, com destaque para a Música e o Teatro.
DIVISA
O Farol, o Moínho de Vento, a Masseira e a Lira são quatro elementos plenos de vida e força; quatro são também os Lugares da Freguesia.
O Brasão representa a identidade do Povo CARRECENSE e forma um conjunto em sinal de união e vida.
 
SIMBOLOGIA DAS CORES DO BRASÃO
A cor vermelha do Brasão é demonstrativa do garrido dos nossos trajes simbolizando o "Fato à Lavradeira" de Carreço e através dele a origem, em 1925, do primeiro Rancho Folclórico de Portugal.
O verde do mar reflecte as águas límpidas do Oceano que banha Carreço, cujas ondas prateadas batem nas areias douradas das nossas magníficas praias.
 
BANDEIRA
A Bandeira com a cor verde da paisagem luxuriante dos campos de Carreço e da pureza do ar que se respira e o Brasão encimado pelos castelos, são elementos identificativos da Aldeia, conforme a heráldica.
 
SELO BRANCO
Circular com as peças do Brasão sem indicação de cores e metais, tudo de 1995, envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda "Junta de Freguesia de Carreço - Viana do Castelo".
 
SIMBOLOGIA DAS CORES EM HERÁLDICA
Amarelo - em termos heráldicos o ouro (amarelo) é o metal mais precioso na escala daquela ciência. O amarelo é ainda o símbolo da generosidade.
Verde - em heráldica representa as águas do Oceano. Em simbologia heráldica representa a Esperança, a Solidariedade e a Fé.
 
SIMBOLOGIA DOS METAIS
O Ouro - é, em heráldica, o metal mais precioso. Por isso ele guarnece as partes mais nobres e significativas do BRASÃO.
A Prata - é, em heráldica, o segundo metal na escala daquela ciência, por isso ele guarnece as peças de importância significativa do BRASÃO.

 
Boletim julho de 2016...
2016-06-30 17:51:00 Veja aqui o nosso Boletim Informativo de julho de 2016.
Boletim Dez 2015...
2015-12-01 18:15:00 Veja aqui o Boletim de dezembro de 2016
Boletim Informativo 06-20...
2015-06-30 23:10:00 Veja aqui o Boletim Informativo da Junta de Freguesia de Carreço, editado agora em junho de 2015
Tempo Viana do Castelo